segunda-feira, 7 de julho de 2014

Glaucoma - doença cerebral?

O Glaucoma é uma doença ocular em que o nervo óptico é danificado, levando à perda de visão e cegueira. A investigação sobre essa patologia tem sido tradicionalmente direcionada para processos que ocorrem no olho, mas, vejam que interessante, os cientistas da Universidade do Texas em San Antonio (EUA) descobriram que o glaucoma pode ser uma doença do cérebro.
 
Em um artigo publicado recentemente na Revista Translational Vision Science & Technology (TVST), os pesquisadores mostram que o cérebro otimiza a perda de axônios para reter o máximo de visão primária possível. Este pode ser o resultado do trabalho de uma substância química neuroprotetora, que pode proporcionar uma visão mais aprofundada do glaucoma e outras formas de perda da visão. 

Sabemos que a idade interfere sobre o nervo óptico, pois ao longo do tempo, ocorre a poda de alguns dos seus axônios menores para manter a capacidade de transmitir informações. É um processo semelhante ao podar os ramos envelhecidos de uma árvore para deixar os saudáveis produzirem frutos, dizem os autores

Os resultados mostram que o cérebro, e não o olho, controla o processo celular que leva ao glaucoma. Esse achado pode ajudar a desenvolver tratamentos para uma das principais causas mundiais de cegueira irreversível, bem como contribuir para o desenvolvimento de futuras terapias para preservar a função cerebral em outras doenças relacionadas com a idade, como Alzheimer.  

Veja artigo na íntegra Refined Data Analysis Provides Clinical Evidence for Central Nervous System Control of Chronic Glaucomatous Neurodegeneration.

Nenhum comentário:

Postar um comentário